17/01/2013

Atlético-MG acerta com a "cereja do bolo"


Na tarde desta quinta-feira , o Atlético-MG acertou o empréstimo do atacante Diego Tardelli.

O jogador de 27 anos, vem por empréstimo do Al-Gharafa até o fim da Copa do Mundo de 2014.






Tardelli virou ídolo da torcida atleticana após boa  passagem entre 2008 e 2010 ganhado o título mineiro.

Esta negociação virou uma "novela" após declarações fortes do jogador e do presidente do Galo. Alexandre Kalil, deixando a entender que a negociação não avançaria .







Carreira

O início

Diego Tardelli iniciou sua carreira no Partner Football, clube empresa de Curitiba. Chegou a ser emprestado para as categorias de base do Santos, na mesma geração de Robinho e Diego. Porém, devido a problemas diciplinares, o jogador acabou sendo devolvido ao clube de Curitiba.
Após isso, em negociação conturbada, apareceu atuando no União Barbarense, e aos 18 anos foi levado pelo São Paulo através de mais uma polêmica transação com o clube interiorano da qual ficou avaliada em apenas 21 mil reais,[2] um valor extremamente baixo para os padrões do futebol.

São Paulo

Em 2003, chegou para integrar as categorias de base do São Paulo.
Diego Tardelli surgiu durante a Copa São Paulo de Juniores de 2004, como uma das principais promessas do futebol brasileiro, quando chegou até a final do campeonato, vencida pelo Corinthians.
Já no ano seguinte, tornou-se titular do time principal do São Paulo, tendo sido destaque na conquista do Campeonato Paulista de 2005, artilheiro da equipe com 12 gols. Em seguida, na final da Taça Libertadores de 2005, fez um dos gols, na vitória de 4 a 0 sobre o Atlético-PR, que deu ao São Paulo seu terceiro título nesta competição.

Europa e retorno ao Brasil

Contudo, a carreira de Tardelli no São Paulo, logo acabaria esbarrando em seu temperamento difícil. Envolvido em seguidos problemas disciplinares, acabou sendo emprestado ao Real Betis, da Espanha, mas não obteve sucesso.
Em 2006, Tardelli retornou ao Brasil, emprestado ao São Caetano, sob o aval do técnico Emerson Leão, com quem já havia trabalhado no São Paulo.
Porém, após somente sete partidas, Tardelli trocou o São Caetano pelo PSV Eindhoven, dos Países Baixos.
Na Holanda , recuperou o bom futebol, com belas exibições e alguns gols importantes, Tardelli foi um dos responsáveis pelo titúlo do Campeonato Holandês de 2007.[3]
Terminado seu empréstimo junto ao PSV, Tardelli retornou ao São Paulo, em meados de 2007, onde conquistou o Campeonato Brasileiro.



Flamengo

No início de 2008, foi contratado pelo Flamengo, para a disputa da Libertadores da América daquele ano. Contudo, antes mesmo de ser integrado ao elenco rubro-negro, Tardelli já havia se envolvido em uma polêmica com Souza, que, à época, era o atacante titular do Flamengo.
Tardelli acabou sendo bem recebido na Gávea, até mesmo por Souza. Não conseguiu, porém, se efetivar como titular. Oportunidade, que surgiu durante a final do Campeonato Carioca, Tardelli entrou no segundo tempo do jogo que estava empatado e levaria a decisão para os penâltis, mas Tardelli fez o gol da vitória, ele acertou um belo chute de fora da área, o golaço deu o titúlo de Campeão Carioca ao Flamengo, que também se tornou o recordista de titúlos estaudais.
Passado o Campeonato Carioca, Tardelli voltou a ser irregular e, com isso, não conseguiu firmar-se como titular. Todavia, no meio da disputa do Campeonato Brasileiro de 2008, com a saída de vários atacantes rubro-negros para o exterior, a vaga de titular passou a ser sua. Porém, logo em seguida, Tardelli sofreu uma fratura no braço direito, que o deixaria de fora do restante da temporada.

O auge no Atlético Mineiro

Para a temporada de 2009, o Atlético Mineiro contratou o jogador, adquirindo cinquenta por cento de seus direitos econômicos. Logo em sua primeira temporada, fazendo dupla de ataque com Éder Luís, que havia retornado de empréstimo do São Paulo, Tardelli virou um ídolo do Galo e de sua torcida pelo alto número de gols marcados e atuações decisivas.[4] O presidente do Atlético chegou a declarar que havia recusado uma proposta de 23 milhões de reais pelo jogador. Ao final da temporada, Diego Tardelli conquistou vários prêmios, entre eles o Prêmio Arthur Friedenreich, dado ao maior artilheiro da temporada,[5] o prêmio de melhor "primeiro atacante" do Campeonato Brasileiro de 2009, em disputa com Fred (Fluminense) e Fernandinho (Barueri), entre outros. Devido ao grande futebol apresentado no ano, os rumores de que Tardelli teria propostas de outros clubes aumentaram. O Benfica, de Portugal, era um dos mais especulados. Com a demissão de Celso Roth e com a badalada contratação de Vanderlei Luxemburgo, o novo treinador garantiu que Tardelli ficaria, rasgando elogios a ele.
No ano seguinte, Diego Tardelli seguiu brilhando, desta vez, formando dupla de ataque com Obina, contratado para substituir Éder Luís, que havia se tranferido. Entretanto, Obina se machucou pouco tempo depois, e Tardelli assumiu mais uma vez a responsabilidade de comandar o ataque atleticano, sendo um dos responsáveis pelo titúlo do Campeonato Mineiro de 2010, o seu primeiro titúlo pelo clube. Em 30 de outubro de 2010, Tardelli completou 100 jogos com a camisa do Galo, e recebeu uma placa em sua homenagem.
No ano de 2011, segue marcando gols. Em 12 de fevereiro, fez três no clássico contra o Cruzeiro e se torna o sexto jogador atleticano na história do clássico Atlético X Cruzeiro a marcar 3 gols numa mesma partida, ajudando o Atlético a vencer por 4-3.
No total foram, 114 partidas e 73 gols pelo Galo, o suficiente para Diego Tardelli se tornar um dos maiores ídolos da história do Galo, e prometer voltar ao clube um dia.







Anzhi Makhachkal

No dia 8 de março de 2011, a imprensa russa anunciou a oficalização do acerto entre Diego Tardelli e o clube russo Anzhi Makhachkala, em um contrato de 4 anos de duração. O jogador teve 62,5% do seu passe, vinculados ao Atlético Mineiro, negociados com os russos por 5 milhões de euros, cerca de 11,5 milhões de reais.[6]
Dois dias depois, Tardelli anunciou em seu twitter oficial que a negociação estava realmente concretizada. No Anzhi, Tardelli irá jogar ao lado dos ex-corintianos Roberto Carlos e Jucilei. Ele vestirá a camisa de número 9, número com o qual se destacou no Atlético Mineiro.
No dia 3 de outubro de 2011, o jornalista Tino Marcos, que estava na Rússia, noticiou que o jogador deixaria o clube russo em janeiro. Em uma entrevista o próprio Tardelli revelou seu desejo[7] de voltar a atuar pelo Atlético, dando preferência ao clube nas negociações, tendo até conversado com o presidente Alexandre Kalil. Outros clubes estiveram interessados, como o Palmeiras, times da Turquia e até mesmo do Qatar, porém seu interesse seria o de voltar ao Brasil.

Al-Gharafa

Após um ano de insucesso no Anzhi, Tardelli manifestou seu interesse de voltar ao Brasil. Foram semanas de negociações com equipes brasileiras (principalmente Atlético Mineiro, Palmeiras e Corinthians), mas no final acabou acertando sua transferência no valor de 4 milhões de euros para outra equipe do exterior, dessa vez o Al-Gharafa, do Qatar.[8]

Seleção Brasileira

Em 2005, foi convocado para a Seleção Brasileira, que disputou o Campeonato Mundial Sub-20 daquele ano, nos Países Baixos. O Brasil terminou a competição na terceira colocação, mesmo assim, Tardelli foi considerado um dos grandes destaques do torneio.
No dia 28 de julho de 2009, suas atuações pelo Atlético Mineiro lhe renderam sua primeira convocação para a Seleção Brasileira principal, para o amistoso contra a Estônia, e, no dia 12 de Agosto de 2009, fez sua estreia. A partir disso, o técnico Dunga o convocou para os jogos da seleção nas Eliminatórias da Copa. Diego Tardelli terminou o ano com expectativas de ir a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, mesmo sem ter feito gols enquanto esteve jogando pela Seleção Brasileira. No dia 26 de julho de 2010, Diego Tardelli foi convocado mais uma vez para a seleção principal para jogar um amistoso contra os Estados Unidos, onde entrou em campo nos últimos minutos e não marcou nenhum gol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário