02/05/2014

Liga, Libertadores e Brasileirão

Bom dia, tópicos em epígrafe, vamos adiante:

i) Sensacional a finalíssima da Liga dos Campeões que, pela primeira vez em sua história, oporá dois rivais duma mesma cidade, um verdadeiro derby a ser realizado no Estádio da Luz em Lisboa entre Real e Atlético de Madrid. O jogo será no dia 24 de maio, e, na minha opinião, não possui favorito, sendo 50% a 50% meu palpite percentual, que adianto desde já. O Real Madrid, maior vencedor continental na Europa, tentará sua décima taça, enquanto o arquirrival, de faturamento mais modesto (e com menos auxílio do poder público madrilenho), buscará seu primeiro título, pois na primeira final que disputou em 1974 foi derrotado pelo Bayern. Um fato curioso é que neste mesmo ano, por desistência do campeão, o Atlético disputou o Mundial de Clubes (na época o Intercontinental) e foi campeão, ao vencer o Independiente da Argentina. Ou seja, o Atlético, a despeito de não possuir o título europeu, já foi campeão mundial.

ii) Definidas as quartas-de-final da Libertadores, apenas o Cruzeiro persiste representando o país, após excelente vitória por 2x0 sobre o Cerro Porteno em pleno Paraguai. Grêmio e Atlético/MG foram eliminados nas oitavas, respectivamente por San Lorenzo e Atlético Nacional, pelo que caberá à Raposa a tentativa de manter a hegemonia recente do futebol brasileiro na competição (4 últimas taças consecutivas), o que não será nada fácil, pois até agora o Cruzeiro demonstra instabilidade, além de estar atuando mal em casa. Das 8 equipes classificadas, 6 ainda não conquistaram a taça, sendo bem provável um novo campeão inédito, a exemplo do que ocorreu em 2012 e 2013 (Corinthians e Galo). Não vou adiantar meus palpites ainda, apenas na próxima semana, porém, pelo que vi das oitavas, e com a eliminação das 4 equipes que mais pontuaram na fase de grupos, creio que o Atlético Nacional da Colômbia, campeão em 1989, aparenta força suficiente para buscar o bicampeonato.

iii) Não gostei da contratação de Levir Culpi, há anos num ostracismos japonês, porém, não dá para culpá-lo pela eliminação de ontem no Independência para o bom time colombiano do Atlético Nacional. Aliás, achei repudiável a reclamação de Diego Tardelli ao ser substituído, e também no final da partida para os repórteres, pois ontem o bom atacante apenas correu e lutou, sem produzir nada de concreto, prendendo muito a bola e desperdiçando passes fáceis. O Galo, na verdade, não é sem sombra do que foi ano passado, apesar do elenco ser praticamente o mesmo.

iv) Pelo Brasileirão os paulistas terão os seguintes jogos, seguindo-se meus palpites:

- São Paulo 65% x 35% Coritiba
- Santos 55% x 45% Grêmio
- Chapecoense 45% x 55% Corinthians
- Flamengo 50% x 50% Palmeiras

Abraços e bom final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário