07/07/2014

Semifinais da Copa do Mundo

Bom dia, sem delongas, vamos aos tópicos acerca dos 2 clássicos que marcarão as semifinais da Copa do Mundo/2014, sucesso total!


BRASIL 50% X 50% ALEMANHA
i) simplesmente a repetição da final da Copa do Mundo/2002 (vencida pelo Brasil), duelo de gigantes reunindo nada mais nada menos que 8 taças. O Brasil, que atuará sem Neymar e Thiago Silva, tem seu ponto forte na defesa comandada por David Luiz, o melhor atleta brasileiro na Copa. Para substituir o craque barcelonista, Felipão parece confiar no ex-corintiano Willian, avançando Oscar para atuar com Hulk e Fred. Outra opção é colocar Luiz Gustavo juntamente com Paulinho e Fernandinho, povoando o meio-campo com volantes capazes de equilibrar o domínio do setor onde o rival é especialista. Eu estudaria a entrada de Hernane, que, além de armar sabe defender. Substituiria também Fred por Bernard, pois o atacante do Fluminense encontra-se abaixo da média, considerando-se o nível do torneio mundial.

ii) A Alemanha possui o time titular mais forte entre os semifinalistas, tanto coletivamente quanto individualmente. O time joga junto há muito tempo, é treinado pelo mesmo técnico há anos, e conta com individualidades de boa categoria, como por exemplo, Ozil, Muller, Neuer, Shweinsteiger e Lahn. A Alemanha é, atualmente, mais forte que o Brasil e, portanto, favorita no jogo, porém, este favoritismo é ligeiro e mitigado pelo fato de o Brasil atuar em casa, além de ter o rival como grande freguês (de 21 confrontos entre os rivais, a Alemanha venceu apenas 4). O ponto fraco da Alemanha são as bolas lançadas nas costas dos zagueiros que, pelo esquema de jogo, visando compactar o sistema defensivo, avançam bastante, porém, para forçar este defeito, a melhor figura seria Neymar (rápido e ágil), infelizmente fora da Copa pela imprudência (no mínimo) do atleta colombiano.

ARGENTINA 50% X HOLANDA 50% 
i) simplesmente a repetição da final da Copa de 1978, vencida pela Argentina, em solo argentino, durante a ditadura militar local. A Argentina tenta seu terceiro titulo, enquanto a Holanda, 3 vezes vice-campeã, tenta sua primeira taça. Mesmo sem titulo mundial, os laranjas são tão grandes quanto os rivais, pois inviavelmente apresentam grandes jogadores revelados, ótimas equipes e um campeonato local forte, com destaque para o time do Ajax, 4 vezes campeão da Liga dos Campeões da Europa. A Argentina sofrerá demais a perda de Di Maria, segundo atleta mais importante do elenco, atrás de Messi. Na Holanda, cuja classificação nas penalidades contra a Costa Rica só se justificou pela sorte do rival e atuação do goleiro Navas, Robben e Sneijder são quem dão a bola, destacando-se o atacante que, em todos os jogos na Copa se sobressaiu. Não sei se Sabella escalará 3 atacantes contra a Holanda, de forte e rápido contra-ataque, ainda mais contando com sistema defensivo meramente razoável, e com goleiro que ainda não inspira confiança inabalável. A esperança maior estará depositada em Messi, que num único lance é capaz de resolver sozinho a favor de sua seleção. Por fim, digo-lhes que achei sensacional a troca de goleiros promovida por Van Gaal na disputa contra a Costa Rica, circunstância inusitada mas que deu certo, e evidencia como o treinador holandês conhece as qualidades de cada jogador e confia em seus pontos fortes.

Enfim, os quatro gigantes estão aquém do que podem apresentar, porém, considerando-se os craques de cada equipe, é inegável que Robben é o que foi mais constante até agora.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário